sexta-feira, 1 de abril de 2011

Sutra Seicho No Ie

MATÉRIA

Não tomeis por Realidade a matéria que percebeis através dos sentidos.
A matéria não é a Substância das coisas, não é Vida não é Verdade; na matéria em si não existe inteligência, nem existe sensibilidade.
A matéria é afinal o "nada" e nela não existe qualidade inerente.
O que atribui qualidade a matéria é a mente, e somente ela.
Pensando-se em saúde na mente, aparece a saúde, pensando-se em doença na mente, aparece a doença.
A saúde verdadeira não está na matéria, não está no corpo; vosso Eu verdadeiro não está na matéria, não está no corpo. 
No âmago da matéria, no âmago do corpo, existe um ser sumamente perfeito e maravilhoso. Este, sim, é o vosso Eu perfeito, exatamente como Deus o criou, e é vida eterna saudável e imperecível.
Transcendei vós, agora mesmo, a matéria e conscientizai a Imagem Verdadeira de vossa própria Vida.

REALIDADE

Prossegue anunciando o anjo:
A Realidade é eterna, a Realidade não adoece, a Realidade não envelhece, a Realidade não morre; ao fato de conhecer esta Verdade se diz conhecer o Caminho.
A Realidade, porque é universal, é chamada Caminho.
O Caminho está com Deus; Deus é o Caminho, é a Realidade.
Aquele que conhece a Realidade, aquele que vive na Realidade, transcende a desintegração e será eternamente perfeição.
A Vida conhece a vida e não conhece a morte.
Vida é sinônimo de Realidade.
A Realidade não tem princípio nem fim, não se extingue nem morre; por isso, a Vida também não tem princípio nem fim, não morre nem desaparece.
A Vida não está contida na escala do tempo,  não está contida na escala da caducidade; o tempo, pelo contrário, está na palma das mãos da Vida, a qual, cerrada, se torna um ponto e, aberta, se torna infinito.
Aquele que acredita ser jovem logo rejuvenescerá, e aquele que se crê senil logo envelhecerá.
Também o espaço não é algo que limite a Vida.
Pelo contrário, o espaço nada mais é que uma "forma de reconhecer" criada pela própria Vida.
A Vida é senhor, o espaço é súdito. Ás corporificações das idéias emitidas pela Vida e projetadas no espaço dá-se o nome de matéria.
A matéria é originalmente nada e não possui autonomia nem força. O que faz parecer que a matéria possua autonomia e também força para dominar a Vida é a "distorção" ocorrida na ocasião da passagem da Vida por aquela "forma de reconhecer".
Vede corretamente a Imagem Verdadeira da Vida, sem vos prender a essa "distorção".
Aquele que conhece a Imagem Verdadeira da Vida transcende a causalidade e alcança a liberdade harmoniosa da Vida, que é originalmente sem distorções.

SABEDORIA

A Sabedoria é Luz de Deus, é Luz perfeita que acompanha a Realidade, é Luz infinita e onipresente que desconhece restrições; porque não conhece restrições, está presente em todas as coisas e ilumina todas as coisas.
O homem, sendo filho da Luz, e porque está sempre na Luz, desconhece a escuridão, desconhece tropeços, desconhece embaraços; como anjos que passeiam  no céu, como peixes que nadam no oceano, passeia no Mundo da Luz, pleno de Luz e cheio de Alegria.
Sendo a Sabedoria a Luz da iluminação espiritual, é a Verdade que ilumina e extingue as trevas da ilusão.
Somente a Verdade é Realidade. A ilusão, sendo apenas falta de conhecimento da Verdade, é tal qual um pesadelo. Despertai do pesadelo.
Ocorrendo a iluminação espiritual, imediatamente este mundo se torna Paraíso pleno de Luz, e o homem revela sua Imagem Verdadeira que é a Vida plena de Luz.
Deus, Luz de infinita e universal Sabedoria, Bem sem limitação, Vida sem limitação, Subustância de todas as coisas, é também Criador de todas as coisas; por isso, Deus está presente em todos os lugares. Deus é a onipresente Substância e também o Criador; por isso, unicamente o Bem é Força, unicamente o Bem é Vida, unicamente o Bem é Realidade; logo, não existe Força que não seja Bem, não existe Vida que não seja Bem, e também não existe Realidade que não seja Bem.
Força que não seja Bem, isto é, força que traz infelicidade, não passa de pesadelo. Vida que não seja Bem, isto é, a doença, não passa de pesadelo. Todas as desarmonias e imperfeições nada mais são que pesadelos.
Sendo o pesadelo aquilo que dá força ativa à infelicidade, á doença, á desarmonia, á imperfeição, estas se assemelham às diabólicas opressões que, em sonho, podem nos fazer sofrer; mas, ao despertarmos, percebemos que não existe força alguma para nos oprimir; nós é que nos oprimimos com a nossa própria mente. Em verdade, as forças maléficas, a força que oprime a nossa vida, a força que nos faz sofrer, não são forças que realmente existem de modo objetivo: nada mais são que dores criadas em nossa própria mente e sofridas pela nossa própria mente. Algumas religiões chamam a isso de ilusão e outras de pecado, por se encobrir e não revelar a perfeita e harmoniosa Imagem Verdadeira da Vida.

O ANSEIO QUE VEM DO FUNDO DE SUA ALMA HÁ DE SE REALIZAR.



Se desejamos concretizar um ideal com toda a sinceridade, é porque isso já existe dentro de nós e está tentando exteriorizar-se. Na verdade, o que almejamos não está fora de nós. Como está dentro de nós, tem necessidade de exteriorizar-se.

Masaharu Taniguchi - Seicho No Ie


Nenhum comentário:

Postar um comentário